Havia na floresta um lobo muito conhecido por suas maldades, era tão feroz e insaciável que ganhou o nome: Lobo mau da barriga vazia, tal era sua voracidade.
Não importava se ele tivesse acabado de devorar 10 cabritos, pois se apareciam ovelhas ele se lançava sobre elas com tal ferocidade, que parecia sempre faminto.
Um dia surgiu na mata um pequeno anão com uma barbinha branca e andar muito leve. Quando o lobo o viu, pensou: “oba, chegou meu aperitivo do dia!” e partiu para cima do anão com sua conhecida ferocidade.
Mas qual não foi sua surpresa ao ver que o anãozinho nem aparentava preocupação. Só entendeu quando se lançou em cima dele e o pequeno anão com habilidade surpreendente, simplesmente esquivou deixando-o passar como uma flecha, e para humilhar ainda mais, lhe deu uma tapinha no bumbum.
Vocês podem imaginar a raiva sentida pelo lobo? Uivava como louco, e saltava sobre o anão com raiva redobrada, e a cena se repetia com o maldito tapinha na bunda. Não sei quantas vezes os saltos se repetiram, mas só posso dizer que no final o lobo já não se aguentava, todo machucado com as cabeçadas que dava em pedras e árvores.
Assim o pequeno anão se aproximou dele e disse: “- por que tanta ferocidade para cima de um ser tão pequeno? Eu nem serviria para te alimentar direito, tão pequeno que sou.”
O lobo exausto, sem forças para responder ouviu o anão. “Então é você o famoso lobo mau da barriga vazia!!! Era você mesmo que procurava. Ninguém consegue entender essa sua voracidade, por que come tanto e nunca se enche? Pertenço a um grupo de protetores da floresta e seus animais, e constatamos que nessa área houve um grande desaparecimento de vidas. Dos veados aos coelhos, aves e até serpentes, isso aqui está virando um deserto. Nem um passarinho pia mais por aqui… e agora sei que a razão é você.”
E o pequeno Anão continuou… “você se parece com aquelas criaturas que sempre querem mais e mais, nunca se contentando com o que tem. Ganham uma coisa e já querem outra e mais outra e por aí vai… Nem tem tempo de aproveitar e desfrutar o que ganharam!!! Sempre um vazio, um buraco sem fim, como sua barriga. Sabe seu lobo, a vida não é só comer e engolir, é desfrutar os sabores e aproveitar cada aperitivo. Olhe a sua volta, não tem mais vida e agora sua própria vida está em risco.”
Depois disso o pequeno Anão tirou do bolso um balão vazio e disse: “- Vou colocar este balão em sua barriga e enchê-lo de ar de e você sempre sentirá sua barriga cheia.” E assim fez.
O lobo depois disso ficou mais tranquilo, e a floresta voltou a ter mais vida…
Ilustradora: Ana Rosa Bahia. Futura Arquiteta. Sobrinha
Artigo deDorisnei Rosa e Maíra F. Brauner
Artigo deRosa Maria Marini Mariotto