Enlaces Terapêuticos: alimento para o vínculo entre pais e crianças no início da vida
- Por Lalalinguaem
Categorias
Tags
O vínculo pais-bebês é o berço do desenvolvimento emocional, nutrindo o indivíduo para a vida toda. Vitalizar vínculos, fortalecer competências, acolher vulnerabilidades tem sido o trabalho de profissionais, que em situações de necessidade, são convocados a acompanhar este momento da vida familiar.
Demandas emocionais intensas podem trazer ansiedades para pais e bebês em vulnerabilidade. Impactos frente a transformações e estados de sensibilidade podem necessitar acolhimento, reconhecimento, autorização e compreensão para facilitar desenvolvimentos singulares. Importa favorecer a prática integrada entre vários profissionais de saúde, valorizando o acompanhamento inicial pediátrico como porta de entrada. Desenvolvemos ensino, pesquisa e prática clínica psicodinâmica em uma universidade federal de medicina e saúde e hospital geral de alta complexidade. Acompanhamos famílias com bebês e crianças nos primeiros 3 anos de vida, em Intervenção nas relações iniciais e em Grupos de atendimento conjunto, a partir da abordagem de consultas terapêuticas psicanalíticas.
O encontro clínico com profissionais pode ajudar na sintonia, no contato pais-bebês e na aproximação para o compartilhamento de estados afetivos em situações de fragilidade e necessidades mútuas de proteção.